quinta-feira, setembro 23, 2010

O lado bom da Morte

A morte é algo tão maravilhoso, não acham? Que pergunta tão estranha... Mas o que seria a vida sem a morte?

Para existir vida tem que existir morte. A morte dá um significado muito mais valorativo e importante à vida (a morte física, obviamente). Sem morte, a vida não teria sentido e seria completamente vazia.

É como o Yin e o Yang. A vida é composta por este tipo de coisas: Bem e Mal, simpatia e antipatia, felicidade e infelicidade, egoísmo e altruísmo, vida e morte. Se assim não fosse, não seria a mesma coisa. Os opostos completam-se, logo, a morte completa a vida.

Tememos tanto a morte, mas temos muitas mais razões para temer a vida. As pessoas não entendem que a morte não é mais do que o desaparecimento da face da Terra. E o que é que sabemos disso? Nada! Apenas podemos ter receio do que não conhecemos. Contudo, se conhecemos a vida e os perigos que temos que enfrentar para a viver bem, porque não nos preocupamos com ela? Tenho o dobro de receio da vida, do que da morte. Esta última para mim nada significa senão aquilo que disse anteriormente.

Se o conceito de morte nos acompanhar constantemente, viveremos definitiva e irrevogavelmente melhor. Se tivermos a percepção de que a qualquer momento podemos simplesmente parar de respirar, então veremos a vida com outros olhos. Veremos a vida como aquelas pessoas que vêem uma coisa pela última vez e não podemos negar que, o que se sente, ao fazê-lo, é bom.

A morte é algo óptimo, acreditem. Sem ela, nunca viveríamos, apenas existiríamos. Sem ela, nasceríamos mortos. A vida é boa, alucinante, perigosa, excêntrica, gloriosa, verdadeira porque a morte existe. A morte completa a vida.

8 comentários:

  1. Acho que já argumentei contigo sobre isto e acho que ganhaste :P

    ResponderEliminar
  2. legal o blog! sou do Brasil e discuti a respeito deste tema ontem mesmo com um amigo meu...

    já leu o livro A Desintegração da Morte, do Orígenes Lessa? Muito bom, recomendo! Narra uma estória em que um cientista consegue finalmente desintegrar a morte, e todas as conseqüências na vida das pessoas... recomendo de verdade, garanto que vai gostar.

    Abraços,

    Fábio.

    ResponderEliminar
  3. muito interessante o texto o blog...gosto do que vejo aqui nesse blog..valeu...

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre gostei da morte, e isso me fez olha-la com mais respeito que já olhava.

    ResponderEliminar
  5. Texto interessante, promove a reflexão. Adorei os argumentos.

    ResponderEliminar
  6. Sensacional...seria tão bom se as pessoas tivessem à certeza, dq não são eternos...

    ResponderEliminar