quinta-feira, setembro 09, 2010

Nazismo

Estou agora a ver um filme na RTP 1 que se chama América Proibida. Está relacionado com os skinheads na América do Norte. Diziam eles que combitiam a invasão ilegal de outras raças como a negra, a asiática, a mexicana, etc. Achavam que essas mesmas pessoas estavam a roubar os benefícios que deviam estar ao dispor dos americanos. Contudo, o mais impressionante, é o facto de essas mesmas pessoas (se é que lhes posso chamar de pessoas) venerão Adolf Hitler e o seu desumano nazismo.

Nunca nada me impressionou tanto, acerca da história da humanidade, como o nazismo. Foi a mais demoníaca e sobernatural existência no mundo. Antes de mais nada, ninguém é capaz de entender como é que pessoas como Hitler viveram tempo suficiente para cometer tão horrorosos e terríficos actos. Charmar-lhe de Anticristo é um eufemismo. Nem sei como o posso caracterizar. Não sei se diga que era ignorante, preconceituoso, racista, demoníaco, puramente mau, ... Provavelmente era tudo isso e muito mais. Todavia, piores foram aqueles que se deixaram encantar pelos seus apelativos discursos. Que se deixaram manipular, controlar. Que fizeram tudo o que lhes mandavam sem nunca questionar a palavra do seu Fuher. Sádicas aberrações da Natureza.

Ainda assim, todo este grande holocausto e genocídio servi-nos como lição. Um lição que não pode ser esquecida. Não nos podemos esquecer que todos somos irmãos, que todos somos humanos, que todos somos um. Todos nós fazemos parte da Natureza. Ninguém é melhor que ninguém. «Todos diferentes, todos iguais». Porque é que as pessoas utilizam esta expressão sem reconhecer o seu verdadeiro significado? Nós somos todos iguais. Não é a raça ou a cor que nos distingue. Nada dessas coisas importam. O sangue que corre nas nossas veias, nas veias do Homem, é todo ele vermelho. E a isso já não prestam atenção!

Só de olhar para um símbolo que representa todo aquele grande horror que manchou a nossa Mãe Natureza com sangue de inocentes e pecadores, só de olhar para um desses símbolos, dá-me vontade de gritar. Gritar para expulsar esses demónios das cabeças de quem quer repetir o mesmo erro. De quem acha que, o que aconteceu, foi o melhor para a humanidade e que se deveria repetir! De todas as aberrações sanguínarias que não conseguem distinguir o Bem do Mal! Porque infelizmente ainda existem pessoas assim. Aberrações da natureza. Bestas sádicas...

Não pensem que estes assuntos não são importantes. Não pensem que as aulas de História servem apenas para jogar ao jogo do galo. A História existe para nos mostrar erros que não podem voltar a ser repetidos. Existe para mostrar ao mundo como ainda existem almas boas e puras que tentam e conseguem dizimar esses mesmo erros. Por favor, prestem mais atenção a estes assuntos pois eles merecem essa atenção e, em qualquer caso que seja, não brinquem com eles. Não brinquem com coisas que custaram a vida a milhões de pessoas.

Filmes relacionados com o nazismo:
- A Vida é Bela
- Valquíria
- O rapaz do pijama às riscas
- A Lista de Schindler
- Sacanas sem Lei

6 comentários:

  1. o nazismo para mim é um dos assuntos que mais me choca porque sei que ainda hoje existe e porque o que foi feito aos judeus foi.. terrível! sou uma protectora dos direitos humanos e pela cidadania. o nazismo é um capítulo negro na história da humanidade que pode ser ultrapassado mas há-de deixar sempre memórias. o meu filme preferido é La Vita es Bela os outros que soube que eram sobre o holocausto não fui capaz de os ver, é repugnante e magoa ver aquelas pessoas em tamanho sofrimento e a serem mortas como se nada fossem.

    ResponderEliminar
  2. Sabes que o partido Nazi apareceu no meio de uma grande crise para a Alemanha (depois da 1ª Gerra Mundial). A economia alemã estava bastante fragilizada, pois pagou dinheiro e bens aos paises pejudicados e aos mais importantes os Aliados,as suas colónias. Havia um forte desemprego e os salários eram baixos. Um maluco chamado Hitler-partido socialista Alemão concorreu àpresidência, prometendo uma prosperidade económida e uma melhor vida aos alemães. A população estava tão desesperada que pensou: "Quero lá saber se o gajo é o não racista, quero é ter dinheiro para poder ter pão à mesa". Assim Hitler ganhou as eleições. Mais tarde acumulou o cargo de Presidente da Républica e de chefe do exército tendo assim todos os poderes sobre o país sendo chamado de Fuher. Tendo todos os poderes fazia o que bem entendia com o país. As pessoas começaram a acreditar nas baboseiras que ele dizia de que só a raça ariana era pura (sendo que ele de ariano não tinha nada) e que pretos, judeus e ciganos deveriam ser extreminados (principalmente os judeus que eram detentores de boas fortunas).
    Famílias que judias eram enviadas para campos de concentração. Não se preocupavam com idades, TODOS os judeus tinham que morrer crianças ou velhos. As casas do judeus, depois de eles serem enviados para campos eram saqueadas e tudo o que era de valor ficava para o estado.
    O que vale é que o regime Nazi fou derrotado e Hitler morto, tudo isto hoje em dia não passa de uma mancha negra na história.

    Um dos filmes que também podias mencionar é "Anne Frank". É um bocado longo mas mostra a vida de Anne Franke, mesmo no campo de concentração. Vale a pena ver.

    Esperemos que atrocidades como estas nunca mais aconteçam.

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  3. Eu vi os três últimos filmes que mencionaste e chorei que nem um bebé no final do "O Rapaz do Pijama às Riscas" (cujo livro também li); toda aquela inocência das crianças que sendo inimigas oficialmente eram cúmplices da amizade que as ligava e essa foi uma mensagem muito bonita e importante que a história passou. Realmente, o assunto que ainda hoje mais me afecta mas também mais me desperta interesse é o da Segunda Guerra Mundial pelos piores motivos e deixa-me arrepiada cada vez que penso no assunto. Só gostava de ter uma resposta: Será que somos realmente racionais? Se somos racionais, porque é que não usamos essa racionalidade de uma maneira inteligente? Todas as atrocidades cometidas nesta Guerra foram pura e simplesmente pela procura do poder (o que será esse poder, um Mundo vazio de vida?)e não por sobrevivência como o reino animal pratica como lei da vida! Tenho pena que nos gabemos da nossa racionalidade, quando somos capazes de fazer as piores coisas na nossa Vida!

    ResponderEliminar
  4. Hitler, foi um grande homen que preservou a Raça superior ariana. Ele não foi demôniaco, ou qualquer outra denominação que queiram dizer, mas sabemos que ele cometeu seus erros em confiar nas pessoas erradas. A Alemanhã estava FALIDA era uma merda! Com o Fürer se tornou uma potência, e essa atual Alemanhã e um potência e graças as herânças do passado, construida por meio do grande Hitler.
    Câmera de gás foi ato demisericórdia por que os ratos dos judeus não sentiram dor, ao contrário das inquisições, assasinatos e estupros que estavam acontecendo na europa dirante o século XX. Além do mas, os lixos dos norte americanos estupraram nossa mulheres e acusaram os soldados da SS. É preciso mudar o modo de ver a respeito do Nazismo, pois essa visão e norte ameicana que por sua vez, se julgam os melhores do mundo. Hein Hitles!

    ResponderEliminar
  5. Acredita, meu caro anónimo, se tivesse que responder a um comentário tão retrogado como o que tu fizeste, não me calaria. E, desculpa-me, mas não me cansarei a argumentar contra uma pessoa com tais principios pois, por apenas os teres, não és digno de resposta.

    Peço-te apenas uma coisa: visita, nem que seja apenas por momentos, a alma que tens dentro de ti; absolve-te de tudo o que te rodeia, de todos os teus ideias e, pelos vistos, de todo o teu nacionalismo, e pensa. Pensa, reflecte, medita. Pensa sobre tudo o que aconteceu no passado. Reflecte sobre todo o horror e pandemónio que Hitler causou. Medita sobre todas essas coisas.

    No final de o fazeres, diz-me o que concluiste. Se a nenhuma conclusão chegaste ou se não o fizeste, não voltes a importunar-me, pois seres como tu, com ideais fanáticos e facistas como os teus, não são humanos. Para mim são e sempre serão apenas bestas.

    Se o que te disse te ofende, então precisas urgentemente de fazer o que te pedi pois, se não o fizeres, muito brevemente ficarás sem alma, se é que a tens.

    Não sou preconceituoso, mas no que toca a questões delicadas como esta, não me dás outra opção se não esta. Apenas te peço o que te pedi anteriormente, do fundo do meu coração. Bem precisas.

    Já agora, posso saber que idade tens? Sinto curiosidade em sabê-lo.

    ResponderEliminar
  6. Um admirador de Nietzsche deve saber que o Nazismo, o Fascismo e o Comunismo são ideologias directamente herdeiras e tornadas possíveis pela sua filosofia.
    Hitler não era ignorante, era um leitor voraz dotado de uma excelente memória. Os responsáveis nazis eram cultos. As bases teóricas do nazismo assentavam em ideias científicas ensinadas nas universidades da época. Goebbels era doutorado. Tal como o Comunismo, que se arrogou científico, a base ideológica do nazismo é racional e científica, Nasceu da arrogância da razão.
    Pedro Cruz

    ResponderEliminar