segunda-feira, maio 31, 2010

O que é a felicidade?

Peço desculpa às pessoas que acompanham o meu blog por não "postar" algo à dias. Porém, tenho tido muito que fazer... Mas passemos ao que interessa!

O que é a felicidade?

Muitos de nós pensam que sabem o verdadeiro significado de felicidade. Alguns até conseguiriam responder à  pergunta inicial. Todavia, será que essa resposta seria correcta? Será que nós sabemos mesmo o que significa felicidade ou não passa de outro mistério, como o Amor?

Tenho aqui algumas respostas retiradas do livro O Dia Em Que Sócrates Vestiu Jeans. Está explêndido e aconselho-vos vivamento a lê-lo.

1ª Resposta:
Não há coisa que mais desejamos excepto a felicidade. Porque é que valorizamos a amizade? Porque nos faz felizes. Porque é que valorizamos o êxito financeiro? Porque nos faz felizes. A felicidade é a única coisa valorizada por si mesma. A felicidade bate tudo! E o facto é que sendo a felicidade o objectivo de toda a gente, paradoxalmente só conseguimos alcançá-la apontando a tudo menos à felicidade... procurando as coisas capazes de proporcioná-la. A procura da felicidade em si mesma é a mais infeliz das demandas.

2ª Resposta:
Por vezes, a coisa que mais desejamos no mundo é que nos passe uma maldita dor de ouvidos. Naquele momento, nada nos faria mais felizes do que o desaparecimento da dor. E o que é que isto prova? Que a felicidade não é atingível. Se aquilo que mais desejarem é que vos passe a dor de ouvidos, imaginarão que serão gloriosamente felizes quando isso acontecer. E serão, durante cerca de 10 minutos... até esquecerem como a dor era horrível. Uma vez que desejamos sempre qualquer coisa, obtê-la não consegue satisfazer-nos. Haverá quem afirme que a felicidade não reside em atingir os nossos objectivos, e sim em lutar por eles. Mas desejar desesperadamente que uma dor de ouvidos passe não nos faz sentir felizes, mas infelizes. Portanto, nunca podemos ser felizes, excepto por uns breves instantes, até que chegue o desejo seguinte.

3ª Resposta:
O mundo do homem feliz é inteiramente diferente do do homem infeliz. A felicidade é uma competência. Toda a gente pode ser feliz, mas a faculdade de o concretizar é deficiente na maior parte de nós. Não a procurem... abracem-na. É um erro pensar que a felicidade é qualquer coisa que merecemos mas não temos. Muitas coisas boas são apenas a ausência de coisas más... saúde, segurança e liberdade são bons exemplos... e nós somos bons a apreciar o que falta. Felicidade é o estado em que não desejamos que qualquer coisa fosse diferente. Portanto, se aceitarmos as coisas como elas são, podemos permitir a nós mesmos sermos felizes. Decidam ser felizes e sê-lo-ão. As coisas mais pequenas podem trazer felicidade, se as deixarmos. Podem escolher a felicidade ou procurá-la em vão. No entanto, uma vez que a felicidade é uma competência, é inevitável que uns tenham mais talento do que outros. A felicidade pode ser apenas uma questão de sorte, um dom para uns, negado a outros. Mas todos podem melhorar, com a prática.

4ª Resposta:
O elemento mais fundamental da felicidade é a infelicidade. A felicidade é uma emoção complexa, mista. Muitas vezes, as pessoas preferem coisas que lhes provocam dor em vez de lhes darem prazer: por isso preferimos amor à mera gratificação sexual, a dura verdade à ignorância. O prazer, o conforto, o êxtase só tem significado através do contraste. Não podemos conhecer a satisfação se não tivermos antes experimentado a falta dela. O direito de procurar a felicidade? Preservemos antes o direito de sermos infelizes. Porque sem a infelicidade, a felicidade não tem qualquer significado.

O que acham? Têm mais alguma ideia do que possa ser a felicidade? (desculpem por ter prolongado tanto o post =S)

8 comentários:

  1. Também li "O Dia Em Que Sócrates Vestiu Jeans", realmente é um livro que merece ser lido com a alma e mente abertas...
    Mas porquê tantas respostas sobre o que é a felicidade, se provavelmente todas elas fazem parte de um todo: a felicidade bate tudo e é aquilo que cada ser humano deseja alcançar, a felicidade é tanto uma coisa do momento como algo que dura a vida, a felicidade são os óculos através dos quais vemos o mundo, a felicidade é ultrapassar infelicidade... Tudo se resume a uma única frase, a felicidade é sorrir, mesmo que seja um sorriso triste porque mais vale um sorriso triste que a tristeza de não saber sorrir =)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felicidade nada mais é, que tudo de bom usado em em seu benificio e dos outros,isso vem paz de espirito, com você, e todos que estão oa seu lado.
      Amor sabedoria e respeito por você e por todos,isso
      é viver em felicidade.
      O amor nos da força para suportar todos os nossos problemas.
      Para isso não sejá outra pessa, faça tudo que seu coração pedir em sue nome,espelho foi feita para as pessoas se olhares,não se espelhe em ninguém sejá sempre você,porque felicidade cada pessoa sabe
      como descobrir o momento certo,para isso ser real,esteja sempre como seu espirito de amor cheio de paz e amando a si mesmo sempre.

      Eliminar
  2. Que bela filosofia! Adorei! (Vou-te roubar outra frase x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostei muito da sua filosofia de vida...
      acho q ainda tem muito a falar!

      Eliminar
  3. ohh benny...tu sabes que a pessoa que mais gosta de transferir xD a felicidade sou eu né??? xD

    por isso eu gosto mt de ti :b ou nao muahahah (nosso riso malefico mal feito, devido a mao pesada da patricia XD)

    ResponderEliminar
  4. É um bom livro, tem reflexões muito interessantes. Gostei.

    ResponderEliminar
  5. adorei otima reflexao...

    ResponderEliminar