quarta-feira, junho 02, 2010

Poesia

A poesia para mim era algo chato, algo muito subjectivo e muito complicado e complexo. Continuo a pensar assim, em parte, mas adoptei uma nova perspectiva.

É verdade que a poesia é algo chato. É algo chato quando se trata dos sentimentos das outras pessoas. Os poemas criados por nós, esses sim, são interessantes. Não necessitamos de escrever muito bem ou ser grandes génios como Camões. Apenas necessitamos de um papel e de uma caneta. Pois a poesia é a expressão dos sentimentos, o que nós sentimos, o que nos vai no coração, na alma. Há pessoas que têm mais jeito para expressar esses sentimentos. Contudo, isso não impossibilita que as outras pessoas escrevam poemas. Eu gosto de escrever poemas, para mim. Não me importo se estão belos ou se fazem sentido para os outros, desde que faça para mim. Fazer poemas faz-me sentir aliviado e é como se tivesse a falar comigo próprio.

Não necessitamos de saber que tipos de rimas existem ou a métrica do versos. Precisamos apenas de saber português, de ter uma caneta e um papel. O resto é produto da nossa alma.

Quando se sentem sozinhos, escrevam poemas. Quando se sentem em baixo, escrevam poemas. Quando se sentem felizes, escrevam poemas. Quando se sentem vivos, escrevam poemas. Ganhem gosto pela poesia porque pode ser realmente maravilhosa, apenas temos de aprender a olhar para ela com outros olhos.

2 comentários:

  1. Para ser sincera prefiro prosa a poesia. Este ano quase que não posso ver poesia á frente... não é que não goste, mas é difícil de intrepertar e tem demasiadas figuras de estilo!(e como estou no 9º é basicamente a única matéria de LP)

    Mas gosto, talvez para o ano vá ao concurso de poesia concorrer contra ti... eu se fosse a ti começava já a preparar-me com uma "adeversária" deste calibre... eheheh

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  2. Sabes perfeitamente que não podia concordar mais =)

    A poesia faz parte de mim como a filosofia faz parte de ti... Provavelmente nunca escrevei como desejo escrever, mas dou por mim, muitas vezes, a escrever algo que nem para mim faz sentido x) Mas é por isso que gosto de poesia, ela é a expressão da meu subconsciente e da minha alma, a única maneira na qual me sinto à vontade para partilhar o que me passa pela cabeça, por muito insignificante que seja! =)

    Beijos

    ResponderEliminar