sexta-feira, maio 07, 2010

Os nossos semelhantes

Visto que um dos comentários de um dos posts foi um pouco... chocante, decidi dedicar um tempinho a esse tema.

Foi dito por uma pessoa desconhecida que: «se falarem mal comigo eu não vou falar bem». Isto é o mesmo que dizer: «Se as pessoas não forem boas para mim, eu também não serei bom para essas pessoas». É isto um comportamento correcto?

Um dos mais banais povérbios que ouvimos na nossa vida é o seguinte: «Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti». Isto é o mesmo que dizer: «Faz aos outros o que gostas que te façam a ti». O que o estranho anónimo sugeriu foi algo como: «Faz aos outros o que eles te fazem a ti». Agora pergunto, onde estaria o mundo com esse lema? Se seguíssemos todos o tal banal provérbio, como seria o mundo?

Obviamente que todos sabem a resposta para ambas as perguntas. Mas, se as sabemos, porque é que não fazemos o correcto? Sujeitos como o senhor Anónimo, há muitos! E eu admito que é difícil tratar bem as pessoas que nos falam mal. Mas será que tratá-las igualmente mal é correcto? Moralmente correcto? Não se trata de descer ao nível delas, trata-se de distinguir o certo do errado. E o que está certo é tratarmos os nossos semelhantes como tal, não como meios para atingirmos a nossa felicidade.

Se todos se preocupassem tanto com os outros como se preocupam consigo próprios, estaríamos a ter esta conversa?

4 comentários:

  1. Obridadinha por mencionares o meu comentário que me deu uma trabalheira a escrever!!! xD

    Mas concordo contigo, faço das minhas palavras tuas! E o mundo está como está por pequenas coisas como estas!

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  2. Onde está a justiça? Alguém que nos fez mal deve pagar por isso, não! Alguém que nos fez bem deve ser ser retribuida!
    O máximo que posso fazer é perdoar alguém que me fez mal, mas fazer isso não é nada fácil. E eu não tenho a obrigação de perdoar.

    ResponderEliminar
  3. E é ao fazermos aos outros o que os outros nos fazem que estamos a ser justos?

    Existem muitas injustiças neste mundo mas apenas porque seguem esse mesmo lema que estás a defender, supostamente. É por isso que sofremos muitas injustiças, porque seguimos o velho ditado: «Olho por olho, dente por dente». Já Gandhi dizia: «Olho por olho e o mundo acabrá cego».

    Se queremos que haja justiça não devemos fazer o que os outros nos fazem, que é injusto. Devemos fazer o que está certo. Por vezes é difícil, difícil resistir ao grande pecado que é a vingança. Porém, nada é impossível.

    Se uma pessoa tratara os outros como os outros o tratam, ficamos exactamente como estamos, num mundo cheio de injustiças. Se tratarmos os outros como e correcto, se fizermos o bem, aí sim atingiremos um mundo justo. Por vezes, o nosso bom comportamento muda o comportamento injusto dos outros tornando-o justo.

    Dois males nunca fazem um bem. Uma acção injusta em resposta a uma outra igualemente injusta, não a torna numa boa acção.

    ResponderEliminar
  4. gostei imenso da forma como pensas podes-me ajudar nesta frase "tanto a virtude como o vicio estao em nosso poder.com efeito, sempre que esta em nosso poder.com efeito, sempre que esta em nosso poder fazer, e sempre que estsa em nosso poder o nao, esta-o tambem o sim de maneira que se esta em nosso poder agir é belo faze-lo, estara em nosso poder nao agir quando é vergonhoso"

    ResponderEliminar