sexta-feira, julho 02, 2010

Desejos

Vi algo de muito interessante na televisão. Estava a comer na sala e a televisão da cozinha estava acesa (nada económico eu sei mas não fui eu que a acendi e por isso nem me lembrei de a apagar). Cheguei à cozinha para ir buscar a pizza que estava no forno e olhei para a televisão. Ouvi apenas alguém dizer: "(...) Nunca tiveram electricidade (e outras coisas que agora não me lembro)"; "(...)Contentam-se com uma bola de futebol (...)". Depois, a entrevistadora perguntou a um dos meninos (o menino era negro por isso, provavelmente, era africano e a reportagem, provavelmente, passavasse em África): "O que é que vos falta?", ao que o menino respondeu: "Nada... nada. Não nos falta nada".

Que inveja que eu tenho desses meninos! Pensamos que eles, apesar de serem pobres, precisam de ajuda. Bem, quem precisa de ajuda somos nós! Tanta coisa nós desejamos e, contudo, tanta coisa que temos a mais que esses meninos, que eram felizes apenas com uma bola de futebol. Queremos ser inteligentes, ser amados, ser felizes, ter sorte na vida, ... Esses meninos, que nada desejavam, eram mais felizes que nós, que tudo desejamos.

Apenas queria dar um conselho a todos os que se interessam pelo que escrevo: limitem os vossos desejos. Limitem-nos e serão felizes. Já John Stuart Mill dizia: "Aprendi a procurar a felicidade limitando os meus desejos e não satisfazendo-os". Concordo plenamente com ele. Apesar de a frase não me sair da cabeça, tenho que admitir que é difícil. É difícil abandonar o que sempre desejámos porque sempre o desejámos.

Albert Einstein dizia: "Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original". Concordo, novamente. Nós, que pensamos que tanta coisa nos pode fazer felizes, como ter muito dinheiro ou ter um carro topo de gama ou ser sobredotado, desejamos muito, desejamos muito e temos pouco. Esses meninos, pelo contrário, que provavelmente nem sabem o que é um carro, pouco desejam e tudo têm. Têm algo que não temos: contentamento...

2 comentários:

  1. Aí esta alguem a dizer o que queria que muitos "ouvissem"!!
    Gosto cada vez mais da tua maneira de pensar, é pena que poucas pessoas nao pensem assim, por isso é que o munda anda como anda, só inveja, poder etc... Eu costumo dizer como ja ouvi tambem "O corpo é o maior vicio de todos"!
    Tambem costumo dizer que "Nao tens vergonha de insultar, mas tens vergonha de dizer que amas alguem"!
    Bem nao vou diz mais porque tu disseste tudo!!Parabens!

    L.V

    ResponderEliminar
  2. Quando vi esta reportagem senti inveja e raiva. Como é possivel que eles tenham muito menos do que eu e mesmo assim se sintam mais felizes do que eu?
    Parabéns SIC, conseguiste fazer-me sentir miserável.

    Já agora, aquele rapaz não só não tinha nada, como também, não tinha pais e provavelmente tinha SIDA e era praticamente o pai dos 7 irmãos.

    ResponderEliminar