sábado, junho 12, 2010

Os Prazeres e Consequências


Olho à minha volta e que vejo eu? Bestas ignorantes a satisfazerem os seus desejos e impulsos. Bestas aparentemente felizes. Bestas que não se preocupam com as consequências futuras, apenas com as consequências imediatas. Bestas dedicadas à satisfação dos prazeres inferiores, não tendo noção de que estes, apesar de agradáveis no momento, são bastantes nocivos e podem trazer graves problemas futuros.

Agora pergunto: será que essas bestas são realmente felizes? Será que devemos, pois, dedicar-nos à satisfação desses míseros prazeres inferiores em vez de tentarmos alcançar a satisfação dos superiores? E as consequências? Quais são as que têm mais valor: as consequências do imediato ou as consequências a longo prazo? Se calhar as pessoas que dão mais valor às consequências do imediato são mais felizes, ou talvez não. Como poderemos algumas vez vir a descobrir se nenhum de nós possui uma balança que nos permita pesar a felicidade sentida por cada um?

Só vejo míseras bestas sádicas e rudes a satisfazerem os seus impulsos e desejos. Será que é bom? Será que a felicidade consiste na satisfação desses impulsos e desejos? Como poderei vir eu a sabê-lo?

E se não houver futuro? Se a situação apocalítptica do mundo actual não nos permitir viver o tempo que desejamos? Se não conseguirmos ver os nossos filhos a ir para a universidade, ou até mesmo a ir trabalhar e a ter uma vida de sucesso? Se não existir futuro, que valor têm as consequências a longo prazo? Que valor têm os prazeres superiores? Que valor tem a sabedoria e consciência? Pessoas conscientes apenas têm mais problemas (falo por mim!). Será que essa ignorância impura, tão vista nos dias de hoje, não nos trás mais felicidade do que a consciência de todos ou de grande parte dos problemas existentes no mundo?

A única coisa que sei é que essas bestas ignorantes nunca poderão lutar para tornar o mundo um local melhor para viver. Nunca poderão lutar para acabar com essa ignorância que as assombra. Nunca poderão lutar pela verdadeira essência e pureza que constitui o ser humano. Pelo contrário, as pessoas conscientes poderão.

4 comentários:

  1. OHHH Benny , adorei o texto *.*

    Está simplesmente perfeito ...

    Ana'S

    ResponderEliminar
  2. Está fantastico Bennie ...
    Nem sei bem o que dizer, não tenho argumentos nem pensamentos filosoficos á altura do teu texto
    Tens simplesmente talento para isto :)
    Es o meu orgulho xD


    P.S. Gosto bue de ti :DD
    Beijinho da tua Bolha xD

    ResponderEliminar
  3. humm... :D

    sim as pessoas parecem bestas a comerem-se...é nojento...e já agora te digo...algumas "bestas" só se sabem aproveitar por isso é que muitas delas não são felizes, quer dizer nenhuma besta é feliz, mas muitas delas não pensam em como é que querem ser felizes, então decidem comer-se...e sim nenhuma pensa nos problemas futuros, e isso pode afectar em muitas coisas...

    bennyy...gosto muito de ti xD ve lá se gostas do meu comentario...e SIM eu venho mais vezes ao teu blog xD

    ResponderEliminar
  4. Quando falas em bestas até parece que essas pessoas estão a fazer algo de errado, porque bestas ou não, o ser humano tem necessidades e tem de as satisfazer, sendo um instinto natural. E sim serão felizes nem que seja apenas por pouco tempo, é felicidade. É a minha opinião, pode não estar correcto mas é um ponto de vista diferente.

    Um abraço, M&M.

    ResponderEliminar