sábado, maio 01, 2010

Será que somos egoístas?

Existe uma teoria, não sei se boa se má, chamada de egoísmo psicológico ou descritivo. Esta teoria defende que todo o ser humano é egoísta e todas as suas acções são realizadas tendo em conta os interesses pessoais do agente que a pratica. Será que isso é verdade?

Há pessoas que gostam de ajudar outras pessoas, não por nenhum interesse pessoal em concreto, mas apenas porque gostam. Nós, pessoas normais, consideramos essas pessoas humanamente boas, mas será que o são? Elas gostam de ajudar as outras pessoas, certo? Então, se calhar, apenas fazem o que fazem por interesse pessoal, para se sentirem bem. Será que funcionamos mesmo dessa maneira?

Todos nós temos amigos. Um deles fica doente. Nós ficamos preocupados com essa mesma pessoa e tentamos ajudá-la. Não parece nada egoísta. Mas será que não o fazemos para nos vermos livres daquela preocupação que nos atormenta? Talvez...

 Então, não existem acções altruístas? Tudo o que fazemos é com base nos nossos interesses? Serei mesmo egoísta?

Segundo o egoísmo psicológico, sim. Segundo o altruísmo psicológico, não. Esta segunda teoria defende que há acções que realizamos motivadas apenas pela preocupação do bem-estar dos outros, ou seja, é oposta à primeira.

Qual vos parece mais convincente?

5 comentários:

  1. O ser humano é um ser que só pensa no seu bem-estar. A diferença, reside na destinção de dois grupos de humanos:

    os cujo bem-estar tem como base o bem-estar dos outros (principalmente os que amam e gostam),
    e os cujo bem-estar não depende do bem-estar de ninguém (ou pelo menos de 1 ou 2 pessoas).

    Estas são as pessoas que nós conhecemos por "esgoístas"... mas, sinceramente, não são muito diferentes do 1º grupo. É só uma questão de quantidade. O príncipio é o mesmo, somos todos egoístas.

    ResponderEliminar
  2. Conseguiste-me convencer :)

    Apesar de achar que, por mais que sejamos egoístas, muits vezes pensamos no nosso bem-estar inconscientemente, o que é algo estranho de se dizer (pensar inconscientemente... :S). O que quero dizer é que mesmo sendo egoísta, ao pensar em ajudar outra pessoã não estou a pensar conscientemente no meu bem-estar.

    Contudo, agora sei que, lá no fundo, nada me interessa se não ele.

    :)

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez ja sabes o que eu acho xD

    Apesar de não me considerar uma pessoa egoísta, se me ponho a pensar neste assunto chego sempre à conclusão que sou, que todos nós somos. Ainda não consegui achar uma acção que fosse altruísta. Para mim se quando nos fazemos uma coisa mesmo que seja para ajudar o próximo e nos sentimos bem com isso, acho que não é bem uma acção altruísta. Nós estamos com fome, um amigo nosso também está. Só há comida para uma pessoa. Nós damos-lhe a comida e ele fica feliz. Nós claro que também ficamos felizes. Se não tivessemos dado tinhamo-nos ficado a sentir mal connosco. De certa forma será que nao fizemos aquilo para nos livrar do sentimento de culpa?

    Para mim esta é uma questão mesmo complicada eu acho que não há acções altruístas, mas não gosto de pensar que isso faz de nos pessoas egoístas. Alguem que invente ai um meio termo para me ajudar a clarificar as ideias sff x)

    Carolina M.

    ResponderEliminar
  4. "Nós, pessoas normais" não, vocês pessoas egoístas, que só pensam no bem próprio. isso ke você autor desse blog é....

    ResponderEliminar
  5. a satisfação qua alguma pessoa tem ao ajuda os outros,é o que se ganha ao prestar ajuda,esse seria o ganho,do mesmo jeito que quem pratica esportes radicais,se sente bem ao fazer isso

    todas as pessoas são por definição seres humanos,falar em pessoa humana é a mesma coisa que falar gelado frio

    ResponderEliminar