quarta-feira, maio 12, 2010

Qual o sentido de vida do ser humano?

O que fazemos nós neste mundo? O que fazemos nós aqui?

Provavelmente, a nossa vida tem tanto sentido como a vida de um cão, ou um gato. O que é o Homem? «Nada em relação ao infinito, tudo em relação ao nada» (O Dia Em Que Sócrates Vestiu Jeans).

O Homem acha-se superior ao resto dos seres vivos. Na verdade, até o somos. Mas apenas porque somos racionais. Contudo, porque é que a nossa vida é mais importante do que a de uma simples minhoca?

Não é! É importante para nós, que somos humanos. Assim como a vida de uma minhoca não tem qualquer importância para nós, a nossa vida não tem qualquer importância para o mundo.

Somos inteligentes, amáveis, perversos, assassinos, amigos, gananciosos, invejosos, solidários, ... O que é que isso influência a nossa importância neste mundo?

(Cada vez mais penso que não estamos aqui, neste maravilhoso mundo, para fazer o Bem, mas para fazer o Mal e levá-lo à destruição porque, apesar de termos defeitos, não os tentamos eliminar)

3 comentários:

  1. olaaaaaa

    Bem não gosto nada de filosofia...mas tens imensa razão!!!
    O que é o Homem??? é uma pessoa que se sente superior aos restantes seres vivos, porque são seres racionais?! enfim...

    Adorei o teu blog!!!
    beijinhos*

    RITA LOPES

    ResponderEliminar
  2. Este é sem dúvida um tema muito interessante e sobretudo importante de se reflectir... Na minha opinião, o objectivo da Vida é realmente, compreendê-la, para isso defino como meu objectivo de Vida tentar responder a todas as perguntas que coloco, e esta é uma delas... acredito que desta forma não nos deixamos cair no sistema monótono em que a sociedade de hoje vive. O Poder, o conceito de Beleza e o interesse fazer-nos-ão felizes? Para quê tudo isso?, para quê criar desavenças se a Vida é só uma e se podemos vivê-la em Paz? Concordo contigo e percebo a tua necessidade constante de chamar a essas pessoas estúpidas!

    ResponderEliminar