quarta-feira, maio 05, 2010

Para onde foi o respeito?

Para onde foi o respeito?

Quanto mais cresço, mais noto que, à minha volta, as pessoas não têm qualquer respeito umas pelas outras. Na escola, ninguém pede licença para passar (se for preciso até empurram). No bar da escola, ninguém é capaz de pedir qualquer coisa às atenciosas funcionárias acabando com o banal mas sempre gracioso «se faz favor». Em tudo o resto é igual! Quase nunca ouço ninguém a dizer «se faz favor». Sinceramente nem sei como dizem obrigado!

Para onde foi o respeito?

Para onde quer que olhe vejo sempre malícia nos olhares. Desprezo, desdém... As pessoas não se respeitam. As pessoas não respeitam as diferenças, as pessoas não respeitam as opiniões umas das outras. As pessoas não se respeitam... O mais grave, é quando as pessoas não se respeitam sem saber o motivo para tal. Simplesmente não se respeitam.

Pode ser muito mais grave do que parece. No nosso caso, o desrespeito é muito inferior ao desrespeito que existe no outros países. Aí sim o desrespeito é grave! Diferenças entre sexos, religiões, cores de pele, etc. não são respeitados por superstições, arrogância, ignorância ou até mesmo por nada! Simplesmente não são.

O que devemos fazerem relação a tudo o isto? Bem, com respeito vem a amizade. Com a a amizade, por sua vez vem o amor. E com o amor, felicidade e bem-estar. Então, porque não nos havemos de respeitar?

Já o Gandhi dizia: «Sê a mudança que queres ver no mundo». Bem, é isso que eu vou fazer.

3 comentários:

  1. Já pensaste que as pessoas não se respeitam porque secalhar as outras pessoas não dão razões para serem respeitadas? Se me respeitarem é natural que eu vou respeitar também, mas se falarem mal comigo eu não vou falar bem não é...

    ResponderEliminar
  2. Se fosse como o caro anónimo diz, ainda nos respeitavamos menos. Ao ser bem educado com pessoas que são rudes, mostramos que não tencionamos ser como elas, descer tão baixo...
    Mas acho que a educação que é dada hoje contribui muito para isso. Ninguém se preocupa com ninguém e as diferenças são mal aceites numa sociedade que é quase constituida por clones e não pessoas. A educação de hoje resume-se, na maioria das vezes, ao deixa andar, o menino tem de encontrar os seus limites, não vamos ralhar com o menino que fica traumatizado etc, etc. Não pode ser! E é por esta o por outras que cada vez mais as pessoas não tem limites traçados, é a técnica do "deixa ver o que o destino me reserva".
    Mas bem, as pessoas bem educadas são uma espécie em vias de extinção que muita pouca gente se digna a proteger.

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão Mariana!

    A educação em casa é muito importante! O poblema é que, actualmente, quase que não existe! Os filhos já não respeitam os pais e falam-lhes como se fossem colegas seus. Se todas as pessoas fossem bem educadas em casa, seriam bem educadas também na escola e noutro lugar qualquer.

    Acho que isso de encontrar os limites é a maior estupidez que alguém pode dizer. Muitas vezes não se encontram limites e a liberdade que se dá aos jovens para encontrarem esses limites, ainda é faz pior! Ao principio, contentam-se com essa liberdade e não fazem nada de grave. Mais tarde, querem experimentar novas coisas (muitas vezes más!) e, como têm toda a liberdade para o fazer, fazem-no. Quando os pais ou as outras pessoas notam, já é tarde de mais para fazer alguma coisa!

    Quanto ao senhor Anónimo:

    Isso está relacionado com ética. Segundo Kant, uma acção é intrinsecamente boa se for feita desinteressadamente, ou seja, sem interesses pessoais ou sentimentos à mistura. O que o senhor diz é o seguinte: «Deves respeitar os teus semelhantes apenas se eles te respeitarem». Está a impor uma condição! E isso, segundo Kant e segundo o que eu penso, é imoral (agir conforme o dever, segundo interesses pessoais e/ou sentimentos). O que devemos fazer é seguir este imperativo categórico (obrigação absoluta e incondicional): «Deves respeitar os teus semelhantes».

    Agora pergunto-lhe, senhor Anónimo, como seria o mundo se todos seguissem este dever moral?

    ResponderEliminar