segunda-feira, maio 17, 2010

Hitler e a Igreja católica

O que tem Hitler a ver com a igreja católica? Nada! Mas que comparação tão absurda! Será? Convido-os a analisá-la.

Hitler, como toda a gente sabe, foi um líder nazi que iniciou a 2ª Guerra Mundial. Considerava a raça ariana superior e a raça judaica inferior. Matou milhares e milhares de judeus apenas por meras diferenças entre a sua raça, que era considerada como perfeita, e a raça judaica. Foi uma violação dos direitos humanos e ninguém o pode contestar!

Ok. Mas o que é que isso tem a ver com a igreja, perguntam vocês. Se eu vos perguntar o que é que Hitler fez, todos sabem responder. E se eu vos perguntar o que fez a igreja? Bem, perseguiu, esquartejou, crucificou, queimou milhares e milhares de pessoas. Não foi o mesmo que Hitler fez? Ambos mataram milhares de pessoas, apesar de ser por motivos diferentes. O que torna as intenções da igreja católica, que, supostamente, eram as de expandir a fé cristã,  mais puras do que as intenções de Hitler, que era dizimar um raça inteira? Nada! Nada porque ambas levaram às mesmas consequências! Estou a adoptar um ponto de vista consequencialista. Contudo, mesmo se não o fizer, observo que ambas as acções foram erradas. Se der mais valor às intenções (teoria deontológica), observo o mesmo!

Coloco-vos agora uma questão. Sabemos que tanto a igreja católica como Hitler cometeram actos horrendos e obviamente condenáveis. Sabemos que ambos desrespeitaram as diferenças entre os diferentes seres humanos (raça, religião, ...) desrespeitando, assim, os Direitos Humanos. Sabendo isto, pergunto-vos: se Hitler ainda estivesse entre nós, seriam capaz de o perdoar? Perdoá-lo pelos infernais actos que cometeu? A resposta é obviamente não, calculo.

Agora pergunto: por que é que a igreja católica mereceu uma segunda oportunidade? Tudo o que fizeram foi tão mau quanto o que Hitler fez, ou pior! Tortura, assassínios, ... Tudo coisas horríveis! Foram capazes de queimar pessoas ainda vivas. Ainda Vivas! Desculpem mas é algo tão obviamente reprovador o que Hitler fez.

Esclareçam-me. Não percebo porque a igreja católica mereceu outra oportunidade mas ninguém daria outra oportunidade a Hitler.

31 comentários:

  1. CATÓLICOS IDIOTAS.

    QUEM QUEREM DETER?
    VAMOS ESPALHAR-NOS E DOMINAR O MUNDO.

    . JÁ CONQUISTAMOS O EGIPTO E ÁFRICA.
    . A PÉRSIA, O ORIENTE, A ÁFRICA, A EUROPA, A AMÉRICA DO NORTE E A AMÉRICA DO SUL.
    . OS POLOS (NORTE, SUL E POLILON) SERÃO NOSSOS EM BREVE.

    SABEM O QUE RESERVAMOS PARA VOCÊS?

    > CATOLICISMO VAI ACABAR E NÓS VAMOS DOMINAR.
    > A BÍBLIA VAI DEIXAR DE SER IMPRESSA E AS ALMOFADAS SERÃO OBRIGATÓRIAS.
    > SUAS IGREJAS SE TORNARÃO CESTINHOS.
    > O NOME DO PAPA SERÁ ESQUECIDO E COD&TUNA SERÁ O ÚNICO DEUS.

    QUANTO AO ADOLFO...
    Perdoá-lo pelos infernais actos que cometeu?
    - A SOCIEDADE CIVIL CONHECE AS PENAS, NÃO O PERDÃO.
    - OS CATÓLICOS CONHECEM O ARREPENDIMENTO (O PERDÃO MESMO JÁ É COISA PARA DEUS).
    - NÓS OS DO REI COD&TUNA NUNCA CHEGAMOS A SENTIR NECESSIDADE DE PERDOAR, PORQUE DAMOS IMPORTÂNCIA A MEDIOCRIDADES ...
    ASSINADO: a imperatriz menina Pk.B.M.

    >
    >
    >
    >
    >
    Já a aia da imperatriz ousa dizer o seguinte:

    Um convite para análise, na MINHA opinião, distingue-se de um artigo de opinião.

    E no caso presente senti-me perante um desabafo faccioso, muito fechado ao conhecimento e à história, com uma confusão clara entre os conceitos.

    Tive a percepção que fórmulas dadas eram para fixar sem questionar, como se de verdadeiras fórmulas matemáticas se tratasse - o que, ab initio, condiciona o pensamento, impedindo qualquer tipo de actividade filosófica.

    E porque, para MIM, não há verdades insofismáveis, as TUAS verdades assim impostas provocaram-me uma reacção... de URTICÁRIA




    Quanto ao modo como escreveste este texto fiquei bastantissimamente muito agradavelmente surpreendida.
    P A R A B É N S !!!!!!!!!!!

    (só detectei dois pequenos erros de ortografia, que te indico para o caso de quereres corrigir:
    1º - na última frase do segundo parágrafo onde está "Fui uma violação dos direitos ..." devia estar "Foi...";
    2º - na última frase do terceiro parágrafo onde se lê "...inteções (teoria deontológica),..." devia ler-se "intenções"


    bjico e sapatada (da pbm)

    são 02:45 de 2010-05-20

    ResponderEliminar
  2. Ora eis o porquê da igreja católica ter merecido uma 2ª opurtunidade:

    -Hitler foi uma única pessoa que fez muitas atrocidades contra os judeus, tentou extreminar uma raça por dizer que não eram puros como os arianos.

    -As mortes que a igreja católica provocou ao tentar matar todos os que eram acusados como bruxos ou os que não se queriam tornar cristãos foram na idade Média, se não me engano; ainda não é isto a resposta, mas as pessoas que cometeram essas atrocidades já morreram, e depois delas veio uma nova geração de pessoas com pensamentos diferentes; se essas pessoas da Igreja Católica voltassem, também não as perdoava (mesmo sendo católica, pois aquilo que fizeram não se faz a ninguém), mas que tem isso que ver com as pessoas que estão à frente da Igreja nos dias de hoje? Nada.

    Por isso penso que os dois casos são muito diferentes um do outro!

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hitler fez tudo sozinho? Me polpe. Ele era apenas o mais astuto dentre os carrascos.
      A respeito da igreja, SÓ PARARAM COM AS CHACINAS POIS PERDERAM FORÇA, elem de que, ganharam inimigos, tanto políticos (o próprio governo) quanto popular. As coisas são mais claras agora, por coisa muito menores que mulheres queimadas, atualmente, a igreja perderia grande parte de seus fieis, se explicito, é claro.

      Se você tem apenas fé, não use ela como argumento. Argumentos validos são aqueles que podem ser provados.

      beijos

      Eliminar
    2. oi linda, espero que como uma boa cristã você leia a bíblia e veja que a bíblia e consequentemente o catolicismo sempre pregaram que os judeus não eram uma raça pura, do mesmo jeitinho do Hitler, bj

      Eliminar
  3. Qualquer pessoa com sentido critico concorda contigo. Acho que a Igreja tem sido perdoada porque no fim das contas as pessoas vêm nela DEUS. Neste momento vejo mais um conjunto de homens que ao longo da história foram cometendo erros atrás de erros. Sinto Deus na natureza e em todo o universo, não nas casas e na ostentação que apresentam. Escreves bem e tens um blogue espectacular. A diferença que afirmas ter em ti só pode ser positiva.

    ResponderEliminar
  4. Senhora da dona Maria João:

    Apesar de o seu português ser bastante avançado para a minha idade, consegui reter o essencial do seu comentário.
    A análise que fiz deste tema aproximou-se bastante de uma opinião, verdade. Contudo, esta foi a análise que fiz. Por isso, o facto de vos ter feito um convite de análise não deixa ser inválido pelo facto de ter dado a minha opinião. Continua a ser uma análise, na minha opinião.

    Mariana

    O facto de uma geração de católicos sádicos ter passado não justifica nada. Assim como Hitler foi reprimido na altura, a igreja também o podia ter sido!
    Para além disso, o facto de a igreja outrora ter sido assim é preocupante. Assim como, outrora, tentou universalizar a sua religião, poderá muito bem voltar a fazê-lo. Não é que seja provável, mas é possível. Se outrora o fez, poderia muito bem tentar fazer o mesmo agora ou futuramente, visto que pensam que estão a fazer o Bem.

    Olga:

    Faço das tuas palavras, minhas. Sinceramente, concordo com o que disseste, mas apenas o principio. Para mim, não existe qualquer Deus. Não o sinto. Não acredito na existência de uma entidade superior pois, a sua existência, têm tanto sentido como a sua inexistência. Sou feliz sem um "qualquer coisa" a "comandar" a minha vida. Para mim, o único deus existente é a Verdade.
    Os católicos dizem que é uma questão de fé. E o que é a fé? Uma superstição ou uma realidade? E se vocês, católicos (não me refiro apenas a ti), estiverem a desperdiçar a vossa miserável existência orando a algo que não existe? Como podem afirmar com tanta convicção que Deus existe, se não o sabem?
    Desculpa estar a ser tão directo mas apenas te dei a minha opinião.
    Olga, obrigado pelos elogios e espero que visites muitas vezes o meu blog! =)

    ResponderEliminar
  5. Há uma pequeníssima diferença entre a Igreja e Hitler, uma diferencinha que move milhares de pessoas todos os anos a Fátima e a outros locais - DEUS (aquele ser absoluto que tem poder total sobre nós e pode mandar-nos para o inferno ou paraíso e etc)
    Para além disso, caso eu quizesse tornar-me numa prcudora pública e metesse a Igreja na cadeia pelos miseráveis crimes que cometeu... quem é que eu ia meter na cadeia? O Papa? Os milhares de católicos que existem? Quem?
    A Igreja vai cair um dia. Não agora, mas um dia!
    A História ensinou-nos que instituições como essas caem sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aho que o tempo que voces perde de falar em coisas paSsadas que nao vai resolver nada hoje. porque nao preocupar mais com as coisas de DEUS E O QUE PEDE A CADA UM DE NOS ... QUE AMEMOS MAIS UNS AOS OUTROS E PROCURAR SEGUIR REALMENTE O QUE ELE PEDE NAO FICAR FALANDO DA IGREJA CATOLICA O QUE VCS GANHAM COM ISTO PARA E PENSA SE AS PESOSOA FAZEM ERRADO NAO FOI DEUS QUE MANDOU MAIS UMA COISA EU TE DIGO DEUS DEIXOU E A IGREJA CATOLICA PARA SER SEGUIDA SE AS PESSOAS FAZ ERRADO VAI PRESTAR CONTAS AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE DEUS VAI APRESENTAR A ELE TUDO O QUE FEZ DE BOM E O QUE FEZ DE MAL

      Eliminar
  6. Bernardo,

    Hitler foi reprimido e a Igreja também!! Se a Igreja não fosse reprimida não achas que as atrocidades continuariam a ser cometidas? Pois eu acho que ambos foram reprimidos na altura em que deviam ter sido com coisas que nem sequer deveriam acontecer.

    E nos dias de hoje não acredito que aconteça algo como isso outra vez, pelo menos pela Igreja, uma vez que a população de hoje não é tão fechada como antigamente, cada vez as mentes estão mais abertas e se aceitam melhor as diferenças.

    E se te desses ao trabalho de ouvir mais o Santo Padre antes de começar a criar opiniões destas, ouvirias decerto o pedido de desculpas pelas barbaridades do passado e do presente (os casos de pedofilia) e que, como o próprio Papa disse, às vezes o pior mal pode vir da Igreja (o caso de certos sacerdotes que o são sem vocação), mas quando se ama verdadeiramente a Deus e ao próximo, isso é impossível de acontecer.

    ResponderEliminar
  7. Ambos o Papa e os sacerdotes da actualidade são homens. Se o são, são seres imperfeitos. Como já se pôde e ainda se pode constatar, a sua imperfeição deu e dá origem a crimes, como o caso da Inquisição e da pedofilia. Por mais que o Papa ou os sacerdotes amem Deus e o próximo, nunca vão deixar de cometer crimes.

    Acho que actualmente se deposita muita fé em Deus e no que ele pode fazer pelo Homem apenas por ser "O Todo Poderoso". O mundo, o planeta Terra, é muito mais que Deus e para conseguirmos preservar este nosso mundo, este nosso lar, devemos apostar na ciência, na BOA ciência, não em Deus. Há coisas que o Homem consegue fazer por si mesmo, sem a ajuda desse tal Deus que se venera.

    Não será Deus que acabará com o aqeucimento global, não será ele que tapará o buraco na camada do ozono, não será ele que acabará com as alterações climáticas. Não será ele que salvará o Homem. Será o próprio Homem que se salvará, se assim for a sua vontade e se a sua sensatez superar a sua ignorância.

    Mas agora pergunto-te? Então e o Apocalipse? Pelo que sei, Deus (se existir) acabará com todos os infiéis, com todos os não católicos e não crentes, e voltará à Terra (se é que alguma vez cá esteve) para viver entre o fiéis e entre os crentes. Então e aqueles que tentaram fazer alguma coisa pela humanidade, apesar de não terem sido crentes? Não merecem esses uma oportunidade para continuar a viver? Não é que tenham feito algo de mal, apenas não acreditaram em Deus. Parece-te isso justo?

    ResponderEliminar
  8. Todos os seres humanos são imprefeitos, mas há uma certa quantidade de pessoas em que esses erros são mais puníveis ou visíveis uma vez que essas pessoas estão mais expostas.

    Quanto a essas desgraças todas, foi o homem que as provocou, não Deus. E já que o Homeme se acha tão esperto e mais que os outros animais, que resolva a porcaria que faz sem ajuda de ninguém. Quem estraga arranja!

    Quanto ao último caso, o Apocalipse não vais "matar" os que não acreditam em Deus, pois, mais uma vez, o maior mal pode vir do seio da Igreja. E Deus não mata os que não acreditma nele (senão tu já não estavas no meio de nós...). Todos são filhos de Deus, se não acreditarem Nele, Ele acredita em vocês!

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  9. Mariana,

    Se todas as desgraças que referi foram provocadas pelo Homem, então porque é que este mesmo vai procurar ajuda junto de Deus? Porque é que quando algo de bom acontece se atribui os louros a Deus? Porque é que só se lhe associam as coisas boas que nos acontecem?

    Desculpa, então o que é o Apocalipse? Não é a "purificação" da raça humana? Se Deus amasse realmente os seus "filhos" (eu não sou filho de Deus, sou adoptado x) obviamente que não provocaria o Apocalipse. Sim, porque o Apocalipse é destruição do mundo mas baseada na religião, e a sua origem provém de Deus.

    Nunca pensaste qual a satisfação que ganhas por acreditar em algo que não sabes se existe?

    ResponderEliminar
  10. Temos de ter uma discução disto em condições que por comentários não chegamos lá...

    ResponderEliminar
  11. Parabens pela sua dedicaçao a historia, arte, filosofia enfim você me parece ser uma pessoa muito dedicada á historia.Eu tambem amo a historia mas nunca consegui me aprofundar no assunto, mas pretendo estudar e me erudir, mas ainda há muito tempo pela frente, pois tenho apenas 15 anos.
    Nat Brasi/Rio de Janeiro Dia 17/9/10

    ResponderEliminar
  12. Meu nome nao e carolina é apenas um nickname

    ResponderEliminar
  13. Apenas tenho uma pergunta.Por que Hitler haveria de ter algum envolvimento com a igreja católica.

    ResponderEliminar
  14. Carolina:

    Obrigado. Eu realmente me interesso muito por história. Agora descobri uma segunda paixão: a filosofia =) E uma coisa: o tempo que tens para aprofundar os teus conhecimentos é incerto por isso, em cada dia da tua vida, tenta descobrir o máximo que puderes ou quiseres. Nunca se sabe quando é que pode ser o último.

    Anónimo:

    Hitler não teve nada a ver com a igreja, penso eu. Apenas estabeleci uma relação entre ambos pois os seus erros foram muito idênticos.

    ResponderEliminar
  15. Eu daria outra oportunidade a Hitler pois sei que TUDO que afirmam sobre ele esta errado.

    Assim como a maioria das coisas que se afirma sobre a Igreja também estão erradas.

    Eu achando que este site era revestido de sentimento crítico,mas é só mais um bastardo sem razão.

    Sobre a Inquisição: aos palpiteiros com mentalidade formada pelo livro didático
    http://www.jornadacrista.org/?p=1215

    A Inquisição exterminou 30 milhões de pessoas?
    http://www.veritatis.com.br/apologetica/artigospapaprimado/933-a-inquisicao-exterminou-30-milhoes-de-pessoas

    Este site é cheio de fanáticos e fundamentalistas anti-católicos e anti-nazistas.

    Sem falar no preconceito.Isto os torna pior do que aqueles que vocês acusam.Não tem a capacidade de vislumbrar outras dimensões de entendimento.

    ResponderEliminar
  16. Como podes afirmar que tudo o que afirmam sobre ele é errado? Tens provas que o comprovem?

    Pois deves saber tanto do que se afirma sobre ele e do que fez como todos os outros que aqui comentaram. E as provas dos seus actos são inúmeras. Contradizer um 'facto' tão bem fundamentado é um pouco arriscado, se não ridículo.

    E sim, eu tenho capacidade de vislumbrar outras dimensões de entendimento. E o facto de te responder até comprova isso mesmo. Agora, não me vou limitar a concordar ou a aceitar uma opnião que nem é fundamentada. Apenas as vislumbro caso os argumentos a seu favor sejam consistentes.

    Caso queiras fundamentar a tua opinião, podes então responder para o meu email: barbaros627@hotmail.com

    ResponderEliminar
  17. Ótimo texto.
    Tomei a liberdade de terminar com ele num post que publiquei no link
    http://diasimdiatambem.com/2011/02/19/anencefalia-stf-e-aborto/#comment-9101
    entre aspas e fazendo reconhecimento ao autor.
    Não mudo uma vírgula do que aqui (no texto, e nao nos comentários) foi dito.
    Parabens

    ResponderEliminar
  18. HITLER FUNDOU UMA IGREJA PROTESTANTE. UMA IGREJA NAZISTA. FALA SERIO, O BUSCAR NO GOOGLE

    ResponderEliminar
  19. realmente, ele era protestante
    vejam: http://caiafarsa.wordpress.com/a-igreja-de-hitler/

    ResponderEliminar
  20. Na verdade, Hitler protestava contra tudo e contra todos, menos contra a sua filosofia de dominar o mundo, e para isso não dispensava a ajuda de ninguém, nem mesmo da igreja católica, como, aliás, a teve,mesmo que depois também a extermisse, para o seu propósito de domínio único. A verdade é que Hitler foi o segundo anti-cristo, antecedido por Napoleão Bonaparte,que foi o primeiro, e o terceiro e último, está próximo de se levantar. Preparem-se.

    ResponderEliminar
  21. vc exclareceu coisas bem opostas,e mostrou seus feitos identicos,só distintos pelas consequências,mas a questões inexplicaveis no mundo,como pessoas q estão a beira da morte e de repente,(nascem de novo).E é assim q as pessoas dão os créditos a Deus,pra mim a verdade nao pode ser exposta facilmente,pq o homem n teria sacrificios,e sem sacrificios nao há recompenças,boa sorte a tds ae!

    ResponderEliminar
  22. Ótima matéria, vc consegiu comparar 2 eventos históricos interessantes e importantissimos em um só,apenas usando o conceito da ideologia,porem não somos nós quem deve(ia) perdoar a igreja ou hitler e sim as pessoas que por eles foram mortas durante o seus respectivos periodos.
    Porém acho que a igreja tem um ponto a seu favor pois após o termino de seu massacre,esta se arrependeu,tanto que instruiu aos fieis ao não matarem mais em nome de Deus e é por isso que hoje em dia vc nao ve nenhum seguidor da fé católica matando pagãos ou ateus por ai,ja aos seguidores da ideologia de hitler, não posso dizer o mesmo... XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais pessoas totalmente contra a igreja Católica...
      Giu, eu adorei o seu argumento. Vc comprovou que, o que o "Filosofia de vida" disse, é verdade, mas não se prevalesse até hoje. Eu sou católica, e, assim como toda a minha comunidade, sou totalmente contra qualquer tipo de punição por virtudes em raça, sexo, religião, ou opinião.
      Não tem nada a ver com "perdoar a Igreja", e sim ter uma religião na sua razão de vida. Não é por que eles fizeram no passado, que hj nós temos que puni-los por isso, não acha? Achei que seus argumento foram perfeito e tocaram bem nas feridas.
      Gostaria de dizer que sou a favor dos seus argumentos, e contra os do filosofia de vida.
      Grata
      Bia

      Eliminar
    2. Não só acho como tenho certeza q não deveriamos fazer isso,penso que quem deve perdoar ou punir Hitler e/ou a igreja são as pessoas q por eles foram mortas e não nós(como dito no meu comentário acima),mas,não se esqueça de que nenhum argumento é 100% efetivo e correto e q o filosofia de vida nao está errado,mas esta somente expondo a posição dele em relação aos eventos ocorridos e argumentando conosco.Queria lhe agradeçer por sua opnião e lhe pedir desculpas por demorar a te responder.XD

      Eliminar
  23. A Igreja Católica cometeu erros muito grandes, realmente, mas Jesus veio ao mundo para ensinar o perdão. E graças a Deus, hoje estas Pessoas que fizeram mal no passado, como diz a palavra já Passou. Vamos seguir em frente, pois a Igreja Católica, em nome do Papa, já Pediu perdão publicamente dos atos dos nossos antepassados. Joana D'arc que foi condenada e morta naquela época como bruxa, hoje, é uma santa de nossa Igreja. Nunca alguém de nossa Igreja nos tempos de hoje fala que foi certo o que aconteceu, apenas não é suficiente para não amarmos a Igreja que foi fundada por Cristo, a mais de 2000 mil anos, quando Jesus entregou à Pedro a chave do céu e da Terra Lhe dizendo que tudo o que perdoares na terra serás perdoado no céu e tudo o que não perdoares na terra não será perdoado no céu, instituindo neste momento a Igreja através de Pedro que foi nosso Primeiro Papa.

    ResponderEliminar
  24. Uma análise totalmente anacrônica! Não se discute fatos históricos dessa maneira!
    Lamentável.

    ResponderEliminar
  25. Amigo blogueiro, falas mal da Igreja Católica apelando para blefes indisfarsáveis.
    Dizes que a Igreja Católica "perseguiu, esquartejou, crucificou, queimou milhares e milhares de pessoas"...
    Gostaria de saber onde, quando??
    "Milhares de pessoas" foram mortas ela Igreja, amigo? Onde?

    Mais, a Igreja Católica nada tem a ver com o nazismo.
    Muito antes pelo contrário, é a sua própria antítese: a ideologia do nazismo é o nacional SOCIALISMO, que, por sua vez, é materialista, ao contrário do catolicismo, que é ESPIRITUALISTA, que defende o intangível, uma outra vida totalmente espiritual.
    Confundir nazismo com cristianismo ou é má-fé ou ignorância.
    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inquisição meu amigo.
      A igreja catolica não teve nada haver com o Nazismo?
      Você está equivocado.

      http://paraessesdias.wordpress.com/2010/06/24/a-igreja-catlica-e-a-perseguio-aos-judeus-durante-a-histria/

      Tudo isso faz parte da historia, o passado continua, é ele quem faz o presente.

      Eliminar