sexta-feira, dezembro 02, 2011

Perdido...

Deus está morto! Nós criámo-lo e, em conjunto, estamos a matá-lo. Já não assombra a mente de muitos de nós; já nos deixámos de tais infantilidades. Contudo, era tudo muito mais fácil quando lhe "obedecíamos", quando ele estava ao nosso lado, pois acreditamos que nos poderia salvar, enventualmente...

Hoje em dia, não há católicos. Pelo menos, não há minha volta. Todos vivem sem Deus, mesmo aqueles que afirmam que nele acreditam. O problema é que, sem Deus, vivemos apenas connosco sozinhos. Não digo que aqueles que nele acreditam piamente e vivem segundo os valores cristãos vivem com ele e são felizes: pensam que vivem com ele e que são felizes, mas vivem apenas na ilusão, porque têm medo de se conhecer a si próprios, os covardes. No entanto, o que fazer quando se tem consciência disso, que Deus não passa de uma ilusão, de uma criação nossa?

O que acontece é que muitos se apercebem de que não se conhecem e de que não sabem o que fazem aqui. E tanto esses como os que não se apercebem disso conscientemente, procuram algo ou alquém que lho diga. Largam um deus para procurar outro. Pois «É mais fácil obedecer a outro do que condenar-se a si mesmo.» (Nietzsche). Estaremos condenados a fugir de nós próprios eternamente? A enterrarmo-nos no aconchego de um qualquer deus que nos conforte? Ou teremos poder para nos encontrar e ir mais longe? 

6 comentários:

  1. Encontrei o teu blog por acaso, há pouco tempo e posso dizer que me ajudou bastante. Comecei este ano a ter filosofia e, sinceramente, não gostava nada daquilo, achava uma hipocrisia...depois encontrei o teu blog e bem, ajudou-me a ver o outro lado da filosofia e agora já gosto bastante daquelas aulas. Já li o teu blog todo de trás para a frente e adoraria que postasses algo novo...eu estou aqui para ler :)
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Vc quer saber se ou o pq de Deus existir nao?,eu posso lhe dizer isso,porem antes responda a pergunta:

    Como pôde o caos ter criado a ordem se esta es teu pior inimigo?


    OBS: lhe perguntei isto em outra materia que vc postou faz algum tempo, se quiser pode responder so uma vez a esta pergunta de preferencia no comentario que ler primeiro . XD

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela devoção! Peço imensa desculpa nunca mais cá ter voltado, mas andei um pouco... perdido. Mas estou pronto para voltar com mais algumas pequenas reflexões e espero não desiludir! A filosofia é uma coisa que não posso deixar de parte, por mais que queira.

    Mais uma vez, obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Eu não quero saber nem se ou porquE é que Deus existe. Cheguei há conclusão que é ridículo falar de uma mera ilusão criada e alimentada por todos nós e que serve apenas para colocar as flores e o arco-íris no pano de fundo que é a nossa vida. Na verdade, nada disso está lá. Esteja lá o que estver, não vão ser essas coisas tão belas aos nosso olhos que farão diferença porque nada disso existe.

    Quanto à outra pergunta, peço desculpa mas não a percebi. Se a puderes reformular, agradecia, para que possa responder.

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez vc possa ter razão,talvez Deus seja mesmo uma "ilusão" ou nao "exista",mas,ambos sabemos que ele fez(faz) diferença sim,nao pelo carater religioso mas sim pelo carater psicológico ja que sem Deus(ou a igreja),a sociedade provavelmente se tornaria mais agressiva pois o seu superego estaria prejudicado,ja que a igreja faz com que as pessoas tenham medo de uma puniçao divina; a igreja diz que somente pessoas boas vao para o ceu e as pessoas acreditando nisso, e com medo de irem para o inferno, tentam suprimir o seu ID e se tornam menos agressivas e aprendem a conviver.Peço lhe desculpas por demorar a responder. quanto a outra pergunta ("Como pôde o caos ter criado a ordem se esta es teu pior inimigo?")irei reformula -la no post a seguir...

      Eliminar
  5. Quando lhe perguntei "Como pôde o caos ter criado a ordem se esta es teu pior inimigo?" quis lhe dizer o seguinte:

    Os cientistas acreditam que o universo surgiu a partir de uma grande explosão de energia conhecida como Big Bang certo? Mas,como uma explosão pode terminar nessa "ordem" de eventos que nos gerou a vida;NÃO estou dizendo que o homem veio de Adão e Eva e assim por diante,mas estou dizendo que essa "ordem" não pode ter sido obra do acaso("caos") mas,muito provavelmente essa "ordem" deve ter sido, digamos, "planejada" por Deus. Talvez Deus nao intervenha para "manipular" essa "ordem",talvez Deus nem conviva conosco neste universo e talvez podemos até desconsiderar a sua "existência"(já que ele nos parece "inerte");Mas, eu acredito que mesmo Deus sendo "inerte" ele mereça ser algo a mais do que uma mera "ilusão" pois foi ele quem nos "criou".XD

    Acho que consegui esclarecer para vc o que quis dizer com a pergunta acima( se ainda não ficou claro não tem problema,é so deixar um comentario e tentarei explica-la novamente)peço, não somente a vc filosofia de vida mas, á todos, que deixem a sua opnião ou o seus argumentos em relação á TUDO o que foi/será citado.

    ResponderEliminar