terça-feira, junho 14, 2011

Realidade vs Ilusão

No ano passado, publiquei um post sobre este mesmo tema. E, devido às circunstâncias em que me encontrava, o meu pensamento foi condicionado (determinado). E acabei por afirmar, explicitamente, que era melhor viver sob uma ilusão, que na própria realidade. Agora que me deparei sobre o que disse, sinto-me um completa hipócrita. Pois foi apenas o calor do momento que me levou a afirmar tal coisa. Eu nunca acreditei, nem nunca acreditarei, que é preferível viver no mundo dos sonhos, em vez de viver com os pés bem assentes na Terra.

Primeiramente, porque apenas quem vive nesta realidade pode lutar por ela e lutar a favor do que tem de melhor e contra o que tem de melhor. Para além disso, quem prefere viver num mundo ilusório onde todos os seus desejos e ambições lhe parecem reais, não passa de um fraco. De um fraco que não consegue enfrentar a instabilidade do mundo e o que ele tem de pior. E, assim, deposita a sua vida numa realidade para além desta. No entanto, quanto mais o faz, maior será a sua queda quando acordar e perceber que é nesta realidade que vive.

As ambições e os desejos apenas levam o Homem a elevar-se mais nessa completa ilusão, pois as pessoas deixam de agir como deviam, como é correcto agir, de acordo com o que é melhor para elas, e também para os outros, se for o caso, e passam a agir de forma condicionada, se não determinada. Passam a agir de acordo com os seus desejos e ambições, podendo mesmo agir incorrecta ou imoralmente.

Assim, concluo afirmando que não, não é melhor  viver numa ilusão. Pois esta é a nossa única realidade, esta é a verdadeira realidade. E apesar de instável, não deixa de ser maravilhosa. E apesar de triste, não deixa de ser alegre, por vezes. Tudo depende dos pontos de vista de cada um. Simplesmente não podem é querer fugir a esta realidade...


5 comentários:

  1. Olá Bernardo,

    Então desta vez, assumes uma postura crítica, e cá vai disto até Chelas (é uma expressão popular que se usa cá na terra para demonstrar um acto de grandes dimensões).
    Há uma questão intrínseca ao teu texto que assume um papel mais importante que a temática sobre a qual escreves. Tu, no essencial, não te encontras revoltado com a tua temática, neste caso a ilusão, tens é um sentimento negativo com uma posição tua relativamente a essa temática que, por uma razão ou outra, te levou a ficar desapaixonado.

    Por outro lado, vai numa toada demasiado generalista e não fundamentas as tuas opiniões o que deixa demasiado espaço vago para se opinar e decompor todo o texto.
    Vamos lá fazer um exercício: primeiro objectivar o que é ilusão (ou as ilusões) e então depois estruturar um texto, critico ou não, mas com fundamento racional e menos emocional (pessoal, talvez).

    Fico à espera… fica uma dica a ilusão, em casos concretos, pode ser um factor positivo e de desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do blog cara, está de parabéns.

    Essa postagem que trata sobre as percecpções de real e ilusão foi expetacular, se ler sobre a tese do cogito e do gênio malígno de Descartes tenho certeza que você gostará.

    Sou um blogueiro brasileiro, também tenho um blog de filosofia, espero que goste: http://houseofreasonblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Concordo com seu texto, prefiro viver de realizade em vez de ilusão pois na minha opinião a ilusao é mera perca de tempo, e como uma vez me disseram a ilusão é feita mesmo pra gente se iludir.

    ResponderEliminar
  4. http://pelokivirah.blogspot.com/2011/12/worthless-illusion.html

    ResponderEliminar
  5. Acho o papel da ilusão "lúdico" demais para conduzir o ser humano à própria evolução". O lado negativo da ilusão é paralela à loucura; vive-se uma realidade criada apenas no imaginário, e o ser humano acaba por distanciar-se cada vez mais de seu crescimento pessoal e de suas conquistas no mundo real, ou seja, fora de seu imaginário. Na verdade, nada sei, estou pesquisando afim de aprender algo e achei o seu blog ��... E, por falar nisto, gostei muito do texto, parabéns.

    ResponderEliminar