No ano passado, publiquei um post sobre este mesmo tema. E, devido às circunstâncias em que me encontrava, o meu pensamento foi condicionado (determinado). E acabei por afirmar, explicitamente, que era melhor viver sob uma ilusão, que na própria realidade. Agora que me deparei sobre o que disse, sinto-me um completa hipócrita. Pois foi apenas o calor do momento que me levou a afirmar tal coisa. Eu nunca acreditei, nem nunca acreditarei, que é preferível viver no mundo dos sonhos, em vez de viver com os pés bem assentes na Terra.
Primeiramente, porque apenas quem vive nesta realidade pode lutar por ela e lutar a favor do que tem de melhor e contra o que tem de melhor. Para além disso, quem prefere viver num mundo ilusório onde todos os seus desejos e ambições lhe parecem reais, não passa de um fraco. De um fraco que não consegue enfrentar a instabilidade do mundo e o que ele tem de pior. E, assim, deposita a sua vida numa realidade para além desta. No entanto, quanto mais o faz, maior será a sua queda quando acordar e perceber que é nesta realidade que vive.
As ambições e os desejos apenas levam o Homem a elevar-se mais nessa completa ilusão, pois as pessoas deixam de agir como deviam, como é correcto agir, de acordo com o que é melhor para elas, e também para os outros, se for o caso, e passam a agir de forma condicionada, se não determinada. Passam a agir de acordo com os seus desejos e ambições, podendo mesmo agir incorrecta ou imoralmente.
Assim, concluo afirmando que não, não é melhor viver numa ilusão. Pois esta é a nossa única realidade, esta é a verdadeira realidade. E apesar de instável, não deixa de ser maravilhosa. E apesar de triste, não deixa de ser alegre, por vezes. Tudo depende dos pontos de vista de cada um. Simplesmente não podem é querer fugir a esta realidade...