segunda-feira, abril 26, 2010

Tenho andado a pensar...


Tenho andado a pensar...

E se pudessemos escolher? E se tivessemos de escolher entre a Utopia (um mundo perfeito e imaginário) e o mundo no qual vivemos agora?

Que pergunta tão básica, para alguns... Tão difícl, para outros... Eu sou um daqueles que a acha muito difícil e complicada. Na verdade, até acho que não tem qualquer resposta!

As possíveis e adequadas respostas que encontrei foram:

1 - Tinha lógica escolhermos a Utopia, obviamente. O mundo seria um paraíso se não existisse fome, guerra, conflitos religiosos, etc. Viveríamos todos em harmonia, tanto entre nós como com a Natureza, em igualdade e em justiça pois nada seria feio ou mau aos nossos olhos. E, por mais que o fosse, não nos estragaria a vida, pois viveríamos num mundo perfeito!
Críticas: Então, mas o que é a perfeição? Será que daríamos tanto valor à comida se não tivessemos fome? Será que daríamos tanto valor ao calor se não houvesse frio? Será que daríamos tanto valor à lealdade ou à honestidade se não houvesse deslealdade ou desonestidade? Será que não precisamos das imperfeições para ter uma vida perfeita? Tudo passaria a ser banal, vulgar. Tudo perderia o seu encanto pois era a única coisa que existiria. A vida deixaria de ser dinâmica e imprevisível e passaria a ser monótona. E deixaríamos de viver, apenas existíriamos.

2 - Era muito melhor escolhermos o nosso mundo, por todas aquelas críticas que foram referidas! Pelo menos, a nossa vida não seria monótona! Viveríamos bem e poucas coisas nos seriam banais, apesar de algumas o serem.
Críticas: Obviamente que nós viveríamos bem. Contudo, muitas pessoas continuariam a morrer devido à fome, conflitos armados, racismo, desigualdade de direitos, etc. As imperfeições, nas vidas dessas pessoas, seriam demasiadas! Não será egoísta da nossa parte querermos o mundo como ele é? Porque para nós está tudo bem! Porém, pessoas continuam a morrer... Nada disso acontecia se vivêssemos na Utopia...

O que me dizem? O que acham? Dêem a vossa opinião, sff.

14 comentários:

  1. Bem.. Já te disseram que és alto viciado em filosofiaaa, mas nunca é demais reforçar, ÉS o cúmulo da Filosofia BM'

    Essa pergunta realmente só faz sentido para pessoas que gostem de filosofia como tu gostas, pessoalmente não sou grande fã, mas se me apresentassem essa pergunta eu não saberia dar
    uma resposta em concreto. Concordo com a tua forma de pensar, nas tuas 'teorias' e 'críticas'. Pensas à ' Marta Quitério' ahah
    Mas agora a sério... acho que não era mesmo capaz de responder assim como também acho que quase ninguém no mundo o conseguiria fazer. Uma resposta tem sempre condicionantes e cada pessoa tem diferentes motivos para a sua resposta porque cada pessoa é única, pensa de maneira diferente e geralmente, muda de opinião frequentemente... é a sociedade de hoje... o que é que se há-de fazer! Este mundo já não é o que era! No meu tempo não era nada assim!


    Catarina Ezequiel :D

    Só dava para pôr anónimo em cima -.-'

    ResponderEliminar
  2. eu gosto do nosso mundo mas tirava a guerra i essa tracalhada toda xD!!!


    mas eu gosto mt de ti benny....beijinhos m.a.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que um pobre ou um refugiado de guerra ou um homem/mulher vitíma de injustiça não teria dificuldades nenhumas em responder. Nem pensaria duas vezes!

    ResponderEliminar
  4. Isso porque tem condicionantes bernardo!

    ResponderEliminar
  5. Este mundo, com certeza.
    Porque na Utopia de certeza que morria, não por fome ou guerra ou qualquer outra coisas, mas por achar que a morte devia ser bem mais interessante que uma Utopia. Morte, por qualquer que seja o motivo, é morte.
    Para além disso não é possível existir uma Utopia. A perfeição não é possivel e se fosse eu não a queria. Qual era a piada da vida, se não houvesse a imperfeição para ser aperfeiçoada?

    ResponderEliminar
  6. eu iria iver para a luz
    benfica...
    benfica...

    ResponderEliminar
  7. Nox Lilin

    Tens toda a razão! Não tinha piada nenhuma vivermos numa Utopia. O problema é que muita gente também não acha piada nenhuma vivermos no mundo em que vivemos pois nem conseguem satisfazer as suas necessidades básicas. Não podemos pensar só em nós e no que nos convém para responder a uma pergunta destas. Isso é ser egoísta! (Não te tou a chamar de egoísta :)

    ResponderEliminar
  8. Eu também estou pensando neles :)
    Se eles acham que a sua vida é má por não poderem satisfazer as suas necessidades básicas, então experimentem ter tudo - é muito pior.
    Antes a vida tinha um sentido, tinha um objectivo - satisfazerem-se.
    Agora não! Agora não tem um propósito. Uma vida sem um propósito, sem que nada possa ser melhorado, é o mesmo que estar morto.

    ResponderEliminar
  9. Continuas a ter razão :)

    Essas pessoas que não conseguem satisfazer as suas necessidades básicas sofrem, tanto fisicamente como psicologicamente. É verdade que se vivessem numa Utopia e se tivessem tudo, não teriam nenhum objectivo na vida e, provavelmente, não teriam mesmo vida. Sofreriam psicologicamente, enquanto "vivos". Contudo, estariam bem de saúde.

    Por isso, se calhar, prefeririam viver numa Utopia, onde apenas sofreriam psicologicamente, em vez de viver neste mundo onde, para além de sofrerem psicologicamente, também sofrem fisicamente. Tanto num mundo como noutro, a sua vida é miserável, apesar de num ser pior que noutro. Só têm de escolher o menos mau.

    ResponderEliminar
  10. Toda a dor é psicológia.
    A dor não existe no corpo, existe no cérebro.

    Mas percebo o que queres dizer... Entendo esta escolha da Utopia, embora não concorde com ela.
    Fica bem.

    ResponderEliminar
  11. Não penses de mais, ainda começas a cheirar a fumo!!! eheh

    É mais ou menos assim a minha opinião a cerca deste assunto: a Utupia era sem dúvida melhor! E olha que eu aposto que conseguia ser presidente de uma e ela ser tudo menos monótona!! Não é por uma cidade ser perfeita que a diversão é excluida, muito pelo contrário, para uma Utopia ser uma Utopia tem de haver diversão! E como não havia fome, guerra, racismo e coisas do género podiamos divertirnos todos sem sentir "remorsos" por estarmos a rirmos e a viver descansados enquanto ao mesmo tempo haviam pessoas a morrer de sede e de fome...
    Resultado: se é para haver uma Utopia é preciso haver diversão e ser tudo menos monótona, só não deve é ter muitas das coisas com que nos preocupamos hoje em dia!

    Beijos, Mariana!

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pelo teu comentáro, Mariana!

    Puseste-me a pensar, novamente! =D

    Agora penso, o que é uma Utopia? É um mundo perfeito. Muito bem. Até aí tudo bem. Mas agora coloca-se uma questão: como pode haver perfeição sem haver imperfeição? Não pode! Se não a vida nesse mesmo mundo seria monótona e sem 'graça', como todos já perceberam.

    Contudo, agora coloca-se uma espécie de paradoxo: se a Utopia é um mundo perfeito, então não podem existir coisas más. Se a monotonia é algo "mau", não pode haver monotonia numa Utopia. Mas se sem imperfeição não há perfeição, a vida seria monótona! Em que ficamos? :S

    (Vê lá se me consegues esclarecer, Nox Lilin x)

    ResponderEliminar
  13. Onde é que eu ja ouvi esta conversa..? Hum... x)
    Acho que já sabes qual é a minha opinião, mas as outras pessoas nao sabem por isso vou tentar explicar.

    Eu acho que o nosso mundo é muitisimo melhor que uma Utopia, não só por uma Utpia ser monótona, mas pq como é que nós podiamos sentir prazer e felicidade em (por exemplo) não ter fome, se não sabiamos qual era a sensação de fome?
    Isto é como ser extremamente rico e nunca ter passado necessidades. Essas pessoas não se sentem felizes por terem comida na mesa, uma cama para dormir, conforto, etc, porque nunca passaram por situações em que isso lhes faltasse. Sempre deram essas coisas por garantidas por isso nao lhes sabem dar valor, logo nao se sentem felizes por as terem. Não sei se me fiz entender.. Mas é por exemplo como a morte. A morte é algo que toda a gente teme, mas é ela que da sentido à vida. Nós damos valor à vida porque sabemos que ela não é eterna e por isso temos que a aproveitar ao máximo enquanto a temos. O que estou a tentar dizer que que são as imperfeições do nosso mundo que fazem fazem dele um bom lugar para se viver.
    Claro que gostava que o nosso mundo fosse melhor, mas não um mundo perfeito.

    (epero que se perceba o que queria dizer x) )

    Carolina M.

    ResponderEliminar