quarta-feira, abril 28, 2010

A morte é o pior coisa que nos pode acontecer?

Bem, o blog está a ficar muito filosófico, mas eu avisei.

Há muito tempo que penso se a morte é uma coisa má. Bem, depois de ler um livro de filosofia (O Dia Em Que Sócrates Vestiu Jeans), encontrei duas respostas diferentes. Eu vou adaptá-las à minha maneira:
    - A primeira dizia que a morte não é a pior coisa que nos pode acontecer. Eu concordo com esta opinião. As consequências da morte são negativas, nisso não tenho dúvidas, mas apenas para os que ficam. Para quem morre, não acontece qualquer mal, porque a morte não é má em si mesma. As suas consequências são más. As causas que levam a que ela suceda são igualmente más e muitas vezes dolorosas. Mas a morte em si não é nada. Como dizia Epicuro «A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais». E esse velho filósofo tinha toda a razão! O que é para nós a morte? Nada! As consequências da morte? Bem, isso já envolve dor, sofrimento e nostalgia, mas a morte em si não envolve nada disso.
    - A outra opinião envolvia Deus. Não me lembro concretamente do que o homem que a apresentava dizia. Apenas me lembro de dizer que quem dá valor à vida não pode gostar da morte. Quem gosta de viver obviamente que não quer morrer. Só evitamos a morte sendo imortais. Mas será que a lendária imortalidade é melhor do que a morte? Eu penso que não. A vida só faz sentido porque há morte, porque é finita. Que valor dariamos nós à vida se não houvesse morte?

Pensem nisso e partilhem as vossas opiniões. A morte é a pior coisa que nos pode acontecer?

29 comentários:

  1. Sinceramente não sei o que é que hei-de dizer...
    Bem.. isto é assim.. para mim a morte mesmo que encarada como má para quem vê as pessoas de quem gosta morrer não tem obrigatoriamente de ser considerada má. Enquanto estamos vivos e convivemos com as pessoas, se gostamos delas, e se as tratamos bem, quando essas mesmas pessoas morrem não dói pois os momentos bons ficam e um dia também teremos esse mesmo fim. Se encararmos as coisas de uma maneira menos drástica talvez não pensemos que a morte seja má, é apenas um fim que tem de acontecer, porque ninguém fica cá a criar raízes não ééé :P

    C.E.**

    ResponderEliminar
  2. O pior que nos pode acontecer é morrer e o coração continuar a bater.

    ResponderEliminar
  3. Muito filosófico!

    Há pessoas que existem, mas já morreram há muito tempo.

    ResponderEliminar
  4. Pergunto: será mesmo a imortalidade a única forma de evitar a morte ? E que tipo de imortalidade estamos a falar ?

    Uma aprendiz mais velha

    ResponderEliminar
  5. Quanto às formas de evitar a morte, não sei se existe mais alguma senão a imortalidade.

    Quanto ao tipo de imortalidade... Bem, obviamente que existe a imortalidade da alma e a do corpo. A do corpo é impossível de alcançar, a da alma não se sabe. Porém, a imortalidade do corpo implica a imortalidade da alma, visto que, se o corpo for imortal, a alma que se encontra dentro dele também o será. Ou será que é ao contrário? Será que se alma não se libertar do corpo não atinge a imortalidade?

    Mas na vida 'real', o que interessa é a imortalidade da alma, pois a do corpo é impossível de alcançar. Agora, será que conseguimos alcançar a imortalidade da alma?

    ResponderEliminar
  6. Olá querido Bernardo..Este é o meu primeiro comentário neste teu cantinho!
    Há muito que ando para o fazer..
    Fiquei muito contente quando soube que tinhas criado um blog, o meu contentamento aumentou quando soube do nome do blog! E depois ao ler os textos, nem comento.. :P
    és verdadeiramente "diferente".. percebes, não percebes?

    Olha lá, claro que a morte não é a pior coisa que nos pode acontecer.
    Se não houvesse morte, para mim a vida não faria sentido!
    Algumas pessoas dizem que têm medo de morrer. Outras dizem que não. Seja como for, a maior parte das pessoas na realidade tem bastante medo de morrer.
    Acho que só com a morte alcançamos a meta final da nossa existência... Enquanto aqui andamos, devemos continuar a missão que nos foi confiada. Vista do alto, a vida é uma missão curta, por vezes penosa, cheia de ocasiões para fazer um trabalho frutuoso ...
    Lembraste daquele comentário que te escrevi no moodle, em que Deus nos trata como filhos?
    Pois, apesar disto que vou dizer parecer tudo tão contrário à visão comum da vida.. vou dizê-lo na mesma xD
    Quando chegar o tempo da nossa morte, alegremo-nos também por podermos voltar a casa para estarmos com Aquele que nos trata por "filhos amados" ....

    Um beijinho grande,
    Ana Rita

    PS. Percebes agora por que é que não comentei antes? Gosto de responder aos teus textos, entusiasmo-me, e faço testamentos! Contudo, fica sabendo que sou uma fiel leitora deste cantinho :P

    ResponderEliminar
  7. Não tenho direito a resposta, menino Bernardo?!!!

    ResponderEliminar
  8. Claro que tens!

    O problema é que não sei o que dizer!

    Sabes o que sinto em relação à existência de Deus. Eu estou neste mundo para fazer algo que não me foi confiado por Deus, mas sim pela humanidade. Porque temos nós de nos preocupar se Deus existe ou não? SE esta é a realidade e se esta é a vida, então vamos vivê-la! Eu não me preocupo se Deus existe ou não. Não me faz diferença! Se existir, o que é que muda na minha vida? Quem se sente melhor acreditanto ele, tudo bem. Para mim não me importa.

    E obviamente que a morte não é a pior coisa que nos pode acontecer, mas quero saber o que as pessoas acham. Eu até acho que a morte é liberdade. Liberdade desta vida efémera e perversa. Quando morrer, morri! E as pessoas têm é medo do desconhecido e como ninguém conhce a morte, ela é vista como algo de mau!

    Aí tens a resposta! =D

    ResponderEliminar
  9. É assim, não tou a córtir os teus pensamentos! São iguais aos meus e isso não é giro porque assim não da para ter discussões filosóficas. Vou parar de te dizer as minhas opiniões em relação a estes assuntos x)

    Bem, eu tbm acho que a morte em si não é uma coisa má e é ela que dá sentido à vida. Por isso eu espero muito sinceramente que não exista o Paraíso e a vida depois da morte e essas coisas. Para mim assusta-me muito mais numa vida imortal do que a morte!
    Podia alongar-me mais mas acho que nao vale a pena, o meu irmão defende bem esta ideia sozinho x) hehe

    Carolina M.

    ResponderEliminar
  10. "A morte não é má...???" Ora, acho que depende!!! não estou a falar claro dos entes queridos que ficam, mas sim do próprio.... Para que a morte não seja má é necessário que quando a mesma chegar te sintas realizado e em paz com a tua vida, com todo o teu passado....!!!

    ResponderEliminar
  11. Tens toda a razão e eu concordo plenamente com o que disseste. E é por isso, que acho que todos nós temos o dever no sentir realizados e em paz com a vida. Fazer tudo de maneira a que nunca nos arrependamamos. Se fizermos algo que assim o exija, assim devemos fazer mas nunca para o resto da nossa vida. Devemos acabar com todos os desejos e ambições e dar graças ao que temos porque muitos gostariam de ter o que nós temos.

    Obrigado pelo comentário

    ResponderEliminar
  12. A pior coisa na vida é falta de mulher.

    ResponderEliminar
  13. ñ tenho medo da morte e ela ñ é assimela é a nossa amiga porque elas q nos levao ao lugar + lindo q exste!

    ResponderEliminar
  14. Porque tantas pessoas (inclusive eu ) teem medo de morrer, e medo de ir pro inferno, eu sei tem algumas coisas qe devemos temer. Mais eu sinceramente não queria ter medo da morte, pois por um lado ela é boa e por outro é bem ruim. Cada um sabe o qe a morte trás de bom e o qe trás de ruiim.

    ResponderEliminar
  15. quem q ñ tem medo de ir pro inferno pow
    um monte de pessoa quer ir pro céu mas vão pro inferno

    ResponderEliminar
  16. todos possuem uma quantidade enorme de medo de ir para o inferno mas aproximadamente 30% quer para ver como é lá
    pq pensam q se forem podem voltar

    ResponderEliminar
  17. Gente:

    Paragráfo:4

    Linha:8

    Frase:Em si não é nada

    conclusão:Então o quê é a morte?

    HÁ,HÁ!

    ISSO NÃO EXXISTE

    ResponderEliminar
  18. Vendo o comentário acima, remeteu-me a um pensamento antigo: o que realmente é a morte? Levando do pressuposto que é ausência de vida, sou levado a outra indagação o que é vida? Será possível ter um conceito definitivo? Se formos levar em conta o conceito atual, podemos dizer que a mula não é viva? E um cristal sim? E cheguei a uma quase conclusão -eu mesmo não me convenci do que concluir, mas enfim- penso que vida e morte -ate onde sabemos- só fazem sentindo para o ser humano. Nos criamos vinculos com este mundo o que nos torna vivos é a interação com o meio. Enquanto conseguimos, mesmo que minimamente interagir com algo, podemos nos considerar vivos. Esse meu conceito não é o melhor existente, mas foi o qual respondeu as minhas objeções. Nessa minha investida filosófica cheguei a um outro tipo de morte, não a habitual , mas a que tem sentido de mudança. Sabe-se que durante a vida trocamos de corpo, nossas células se multiplicam substituindo as velhas, exceto para o sistema nervoso, onde quero chegar. Durante a vida mudamos de corpo e as ideias, a mentalidade e ate a personalidade sofrem do mesmo fenômeno: enquanto crianças somos de uma forma, enquanto adolescente de outra-geralmente irritantes- quando adultos de outra e quando velhos de outra. Morremos e renascemos durante a vida, muitos preceitos e preconceitos largamos e tomamos novos. Isso chama-se VIDA: a interação. Se quiser entender de forma um pouco mais clara o que tentei repassar

    Sobre a vida por enquanto apenas posso definir como algo não estático. Talvez o medo que muitos sentem da morte seja principalmente dois motivos: por não conhece-la -ai inclui se existe algo apos ela- e deixar de dançar essa musica que diariamente muda de ritmo.

    http://janela-dos-meus-pensamentos.blogspot.com/2011/04/cemiterio-da-mente.html

    Viva, conheça novos horizontes.

    ResponderEliminar
  19. ola eduardo, andei procurando temas sobre a morte e minha historia é rapida, tenho 35 anos, sou mãe de dois filhos, casada, boas familias, boas relações, poucos inimigos, amo filosofia, grecia e historia das civilizações, me encanto com tudo, como as coisas são pensadas e feitas, como a sociedade evolui e o absurdo da violencia que ainda explode em nossas cidades, sabado passado tive um susto, passei mal, pensei ser um infarto, pois estou sedentaria e acima do meu peso e nao sou muito fan de ir ao medico, sou fan de curtir a vida, ler um bom livro e filosofar por ai, entaum eu tremia achando que seria meu fim, tudo foi resolvido com medicamentos de praxe num pronto socorro, ai agora ando tendo ondas de medo pelo corpo, medo da morte, por isso resolvi pesquisar e defrontar o assunto, porque meu dia vai chegar e se chegar: "ENTRAREI NA MORTE COM OS OLHOS BEM ABERTOS" como disse o imperador adriano, adorei seu blog e voce queria que me adicionasse para podermos filosofar. meu email é kimerahroots@hotmail.com
    abraços
    kimme

    ResponderEliminar
  20. desculpe seu nome é bernardo e nao eduardo...perdoe-me
    kimme

    ResponderEliminar
  21. A pior morte em vida,é quando não se tem mais vida.

    ResponderEliminar
  22. Oiii!! EntãoO...sem querer eu cai ai nessa pagina, e resolvi dar uma breve olhada, particulamente...a morte pode ser boa ou ruim...depende da pessoa q morreu, se ela era uma boa pessoa seguia principios biblicos...a morte vai ser OTIMA pra ela,pois ela vai pro ceu...se ela era uma ma pessoa a morte vai ser ma com ela.. algumas pessoas tentam tirar misterio pra uma coisas q ta obvio e que deixa bem claro na biblia!! e na logica

    ResponderEliminar
  23. ñ precisa de tanto pra saber oq e a morte... vc esta vivo...então aproveite sua VIDA!!!E ESQUECE A MORTE... QUANDO ELA CHEGAR A UNICA COISA Q VC VAI PENSA E NA VIDA

    ResponderEliminar
  24. O problema não é a morte, mas o jeito de morrer... Todo mundo tem o sonho de morrer dormindo. Ninguém quer, por exemplo, ser esmagado pelas rodas de uma betoneira!!! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  25. A morte não e má,e apenas uma forma de transporte que nos tira desse mundo cruel e nos coloca em um mundo renovado,sem violência ,sem dor que nos leva se sentir solitário ,por isso em verdade eu digo o que morre eo nosso mas o nosso espirito vive mas em outra dimensão

    ResponderEliminar
  26. Uma certeza tenho que vida eterna só existe com Jesus e que depois da morte segue-se o juízo. Hb 9:27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, eu não dou conselho eu vendo-o e esse vale uma eternidade.

    Mt 10:32-33

    32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.

    33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

    ResponderEliminar
  27. A morte só é real para quem nunca viveu, pois os actos do Homem são a sua imortalidade. Eu receio não a morte mas o acto de morrer... E se me findo e se me vou por azar da minha sorte com vontade de viver?? Quero morrer ciente que morro, ou sem sequer dar pela morte? Dói a morte?...certamente que pode...mas não dói também por vezes viver? É um fim a morte, ou um renascer, é um cheio de tudo, ou um cheio de nada? Não sei, o que sei é que estou vivo e que um dia vou morrer, a bem ou a mal eu vou morrer, é a única certeza que tenho. Filosofar sobre a morte é fácil, a morte é o maior ponto de interrogação da vida, o difícil é viver.

    ResponderEliminar
  28. Repudie a imagem que você colocou, e como uma blasfêmia contra a bíblia e o Espirito Santo de Deus, e se você não sabe, a unica coisa e pecado no universo que não pode ser perdoado e a blasfêmia contra o Espirito Santo, me desculpe se interpretei errado.

    ResponderEliminar
  29. Essa imagem é desrespeitosa e historicamente imprecisa.

    Desrespeito por mais de 2 bilhões de seguidores de Cristo. Se você não crê em Deus, se a existência do Criador e sustentador do universo não faz diferença em sua vida, isso é contigo, mas para mais de 2 bilhões de almas neste mundo, Cristo é nosso Senhor e Mestre e essa imagem só mostra um grande desrespeito.

    É historicamente imprecisa porque Jesus sim morreu, mas ao terceiro dia Ele ressuscitou! Ele venceu a morte! O texto sagrado nos afirma isso, aliás Ele foi visto por mais de 500 pessoas após sua ressureição. Testemunhas oculares que deixaram seus registros nos arquivos da história.

    ResponderEliminar