segunda-feira, junho 21, 2010

Realidade e Ilusão

Afinal de contas, o que tem a realidade de bom? Aparentemente, nada! Estamos mergulhados num mar de ignorância, ódio, inveja e muito mais. Estamos mergulhados num mar de pecados, num mar de dementes, num mar de loucos. Dementes e loucos que vivem na pura ilusão. Na ilusão de que nada está errado, nada de mau vai acontecer.

Porque é que, então, não podemos viver todos na ilusão? Disse, anteriormente, que os ignorantes, não podem lutar para tornar o mundo um local melhor para se viver. E se a batalha já estiver perdida? E se todas as forças do Homem já nada puderem fazer para combater a vingança da natureza que se avizinha? E se morrermos amanhã, ou até mesmo hoje? Que felicidade nos deu, então, a realidade?

Esta mísera realidade nada nos dá senão tristezas. Porque não vivemos, então, na pura ilusão onde tudo dependa da nossa imaginação? Albert Einstein dizia que a imaginação é melhor que o conhecimento. Concordo plenamente. O que é que o conhecimento nos deu, até agora? Muitos benefícios, é verdade. Prolongou a nossa esperança média de vida, melhorou mesmo as nossas condições de vida, etc etc. O que ignoramos no meio de isto tudo? Os prejuízos que nos trouxe. Até à uns anos, nada do que fazíamos parecia ter alguma coisa de errado. Actualmente, sabemos que o que fizémos é o que conduzirá ao fim da nossa espécie. Então, para quê o conhecimento agora? Passemos todos a ser loucos, dementes, e provavelmente seremos mais felizes. Talvez tenhamos que abdicar da realidade para sermos felizes.

O que me deixa encalhado é uma das frases de Séneca: "Antes queria ser derrotado no bem do que vencer no mal". Será que a frase pode ser aplicada a este tema? As ilusões, realmente, são más...

8 comentários:

  1. Gostava que lesses o livro "A reconexão" de Dr. Eric Pearl. Lê acho que vale a pena!
    Quando leres, se leres, diz a tua opinião.
    Desculpa a invaão!


    L.V

    ResponderEliminar
  2. Se puder, assim o farei =)

    Estás à vontade para invadir o meu blog. Se puderes, dá uma vista de olhos até mesmo nos posts mais antigos. Alguns deles revelaram-se bastante interessantes. Se tiveres oportunidade, deixa o teu comentário. =)

    Obrigado pelo conselho!

    ResponderEliminar
  3. Antes de fazer esse comentario ja tinha visto o teu blog todo. Já conheço o teu blog pelo menos a um mes, mas nunca tive coragem para comentar até te dar o conselho de leres o livro. Eu acho que todas as tuas perguntas que tens, as respostas estao dentro de ti só perscisas de saber ouvi las, eu digo isto pois a vida ja me deu uma pequena experiencia disso! Nao tens que agradecer eu só gostava de saber a tua opiniao sobre o livro, pois tens uma sabedoria enorme!

    L.V

    ResponderEliminar
  4. e muito interesante me ajudou muito no seu trabalho de varia formas

    ResponderEliminar
  5. foi muito interessante!
    Continua com o bom trabalho.
    Um beijo Darling!

    ResponderEliminar